Sua mãe — ou alguma outra mulher experiente da família — deve ter dito a você que nem tudo o que reluz é ouro. Elas estavam certas, contudo essa não é a única advertência válida. Nem todo lago plácido é ideal para um mergulho de cabeça. Você precisa avaliar aonde está se jogando, pois pode ser um caminho sem volta.

Metáforas a parte, você já deve ter aprendido isso da pior maneira. Caso o contrário, essa garota quieta no canto da festa será seu melhor exemplo. Roupas alinhadas, maquiagem impecável e cabelo domado? Parece tão igual a tantas outras moças mais bonitas ou menos do que ela. Entretanto você sentiu algo diferente quando ela te cumprimentou com um sorriso tímido e de forma educada, não? Eu sei, nós duas somos parecidas: somos feitas de água e fogo.

Os críticos rolam os olhos, mas a verdade seja dita: ela faz jus ao alinhamento duplo declarado naquele mapa astral — assim como eu. Ela observa o mundo fulgurante e barulhento, bebe pouco para se manter sóbria e, de repente, está no meio da pista, cantando errado e dançando da maneira dela. Você pisca de novo e ela volta para seu canto e seu seleto grupo de amigos, sua alcateia. Tudo isso sem perder o movimento das ondas em seu coração, nem o calor em seus olhos ornados com rímel e delineador.

Quando você abaixou a guarda, ela te olhou do outro lado, no meio da fumaça, do som alto e das luzes multicoloridas. Se você chegasse um pouco mais perto, ela tentaria achar uma maneira de puxar conversa. Se existisse um campeonato para criadores de desculpas esfarrapadas, ela seria dona do primeiro lugar. Não é nada pessoal, mas os poucos que passaram pela vida dela, amigos levianos e amores frígidos, foram transformados de maneira culposa. Uns se queimaram, outros quase morreram afogados. Ela é o incêndio na floresta e o mar feroz quando magoada. Porém também é a vela que ilumina o caminho e o rio sereno.

Pense bem, meu caro. Embaixo dessa feição amistosa, existe uma criatura etérea que não aceita ser enjaulada, muito menos ludibriada. Mas não tenha medo: o oceano é repleto de tesouros, e as estrelas que ardem no espaço iluminam o horizonte e guiam os perdidos.

(Escrito em 4 de abril de 2016)

Anúncios